Itaboraí

A Universidade Cândido Mendes e o Instituto Prominas chegaram a Cidade de Itaboraí na Região de Niterói – RJ / Metropolitana, com cursos de Pós Graduação – Lato Sensu (Especialização / 6 Meses / 495hs), Aperfeiçoamento, Extensão, Qualificação e Capacitação. Agora você não precisa mais sair de sua cidade para estudar sua Especialização. Não perca esta oportunidade, ligue para nós que indicaremos o representante credenciado mais próximo.

Central de Atendimento: (21) 2682-1271 / (21) 8641-1628 / (21) 8112-1604

E-mail: eadriodejaneiro@gmail.com

Conheça um pouco mais da Cidade de Itaboraí– Rio de Janeiro

Itaboraí é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se a 22º44’40” de latitude sul e 42º51’34” de longitude oeste, a 46 metros de altitude. A população estimada para 2009 foi de 228 996 habitantes

“Itaboraí” é uma palavra tupi que significa “pedra bonita escondida na água”, ou ainda “pedra brilhante na água”, através da junção dos termos itá (“pedra”), porã (“bonita), ou berá (“brilhante”), e y (“água, rio”).

O município de Itaboraí possui clima tropical, chuvoso no verão e seco no inverno. Sua temperatura média anual é de 25°C.

A vegetação atual do município é composta em maior parte por pastagens, mata de encosta, mangues e brejos. Os remanescentes de matas são observados nos setores mais íngremes e elevados nas serras do Barbosão e do Lagarto. São matas tipicamente secundárias resultantes da regeneração natural, pois concentraram muita exploração de madeira para a obtenção de carvão e lenha no passado. No restante do município, as matas encontram-se muito fragmentadas e aparecem em locais isolados.

Os manguezais ocupam grande parte da desembocadura dos rios que desaguam na baía de Guanabara em áreas de pouco declive cortadas pelos rios Macacu e Guaxindiba.

As características do relevo do município são bem peculiares entre si. As maiores altitudes da cidade são encontradas na serra do Barbosão, a leste, na divisa com Tanguá; nas serras do Lagarto e Cassorotiba do Sul, na divisa com o município de Maricá. Nas demais localidades, no norte e no oeste do município, predominam as planícies, onde estão concentrados os rios que convergem para a baía de Guanabara. Entre as planícies e as serras, observa-se um relevo suavemente ondulado, com morros que raramente ultrapassam os cinquenta metros.

As principais atividades econômicas do município são:

  • Manufatura cerâmica (decorativa e utilitária)
  • Fruticultura
  • Agricultura de subsistência
  • Apicultura
  • Pecuária extensiva
  • Extrativismo mineral
  • Setor terciário (comércio e serviços)

A cidade possui o estádio municipal Alziro de Almeida (Alzirão), com capacidade para 4.000 espectadores. A principal agremiação futebolística da cidade é a Associação Desportiva Itaboraí, que se sagrou vice-campeã estadual do antigo estado do Rio de Janeiro em 1977.

Dentre os nascidos em Itaboraí, destacaram-se historicamente

  • o escritor Joaquim Manuel de Macedo;
  • o ator João Caetano;
  • Joaquim José Rodrigues Torres, o visconde de Itaboraí;
  • o politico e jornalista Alberto Torres

Servidores da Prefeitura de Itaboraí, do Governo do Estado e Professores tem descontos exclusivos. Descontos válidos somente através do telefone:

Ligue e Confira: (21) 2682-1271